Yoga para iniciantes: 7 perguntas e respostas

Yoga para iniciantes: 7 perguntas e respostas

Categorias:
Autocuidado Empreendedorismo Materno



Data: 03/03/2022

Alguém no seu Instagram já deve ter postado foto numa daquelas posições de yoga que você olha e pensa: haja flexibilidade! Mas sabia que você não precisa ser flexível para começar a praticar? Nem forte, magro ou jovem.

Na entrevista que você vai ler agora, a instrutora Priscila Anandaprema vai compartilhar 7 perguntas e respostas sobre yoga para iniciantes.

A instrutora de yoga Priscila Anandaprema

1 – Para começar, como você define o yoga?

Yoga é uma ciência milenar que lança mão de diversas técnicas e ferramentas para promover a saúde física, mental e emocional.
Se por um lado o yoga tem raízes muito fortes, por outro ele tem se aprimorado cada vez mais e se aproximado da ciência, tornando a prática possível para o dia a dia de todas as pessoas.

2 - Qual tipo você pratica?

As literaturas mais clássicas ensinam que o yoga é o “aquietamento das ondas mentais”. O Integral Yoga, prática que sigo e ofereço, está alinhada com este propósito e combina asanas (posturas), pranayamas (respiratórios), relaxamento e meditação.

3 – É preciso ter flexibilidade para começar?

Não é necessário ser flexível, forte, magro ou jovem. Nem mesmo é preciso ficar em pé. Se você tem um corpo e respira, você pode praticar! É o yoga que precisa se adaptar às pessoas e não o contrário. Se não for para todos, então não é yoga!

4 – Em longo prazo, quais benefícios posso esperar?

Inúmeros! Na primeira aula já é possível perceber os benefícios físicos e mentais da prática, mas realmente eles se multiplicam em longo prazo. Alguns já comprovados:

  • Aumento da flexibilidade;
  • Fortalecimento dos músculos e ossos;
  • Melhora do equilíbrio, da postura e de todas as funções do corpo integralmente;
  • Melhora do sistema imunológico;
  • Maior oxigenação dos tecidos do corpo;
  • Redução do estresse;
  • Emagrecimento;
  • Relaxamento dos músculos inconscientemente tensionados;
  • Alívio da dor;
  • Estímulo ao desenvolvimento espiritual e ao envolvimento com o conceito de auto cura.

4 – Com a pandemia, o yoga online cresceu. Pode falar um pouco sobre a modalidade?

A prática online tem sido surpreendentemente positiva. Nós, professores, fomos montando um verdadeiro conjunto tecnológico durante a pandemia - câmeras, microfones, luzes e tudo mais - para garantir que os alunos continuassem praticando. E deu certo! Tenho alunos que aprenderam práticas bastante desafiadoras em casa.

5 – Quantas aulas por semana devo fazer? E qual a duração delas?

Muitas pessoas quando começam gostam tanto que sentem vontade de fazer aulas todos os dias, embora a rotina muitas vezes não permita. Outras têm disponibilidade uma vez por semana e tudo bem! O mais importante é praticar.
Se for possível, sugiro começar com aulas de 1h entre duas e três vezes por semana. Nos demais dias, fazer uma prática curta em casa, nem que seja de 10 a 15 minutos.

6 – Alguma contraindicação?

Não. Qualquer pessoa pode praticar e é papel do professor e do aluno conversarem sobre qualquer condição de saúde que se apresente para que possam definir a melhor opção para o praticante. No yoga buscamos os benefícios da prática e há diversas variações e opções para alcançá-los.

7 – Para terminar, queremos dicas de yoga para iniciantes!

Claro! Vamos lá:

  • Durante a prática física, não ultrapasse seu limite, ele existe para te ajudar a se desenvolver.
  • Durante a meditação, não fique tentando parar de pensar, nem esvaziar a mente. Busque compreender a mente e entrar em acordo com ela.
  • Durante a respiração, feche os olhos e respire como se fosse a primeira vez que você respirasse conscientemente.

No mais, divirta-se! ?

Conheça o trabalho da Priscila

A nossa entrevistada faz parte do Compre de uma Mãe e tem uma página em nosso site para divulgar suas aulas de yoga online e presenciais. Inclusive, você pode agendar uma aula experimental gratuita! Clique aqui para saber mais.

Faça parte do Compre de uma Mãe

A Priscila é mãe da Laura e da Victoria, de 4 e 6 anos, e entrou para a nossa rede por acreditar na força de uma comunidade de mães empreendedoras com afinidades e desafios muito parecidos. Quer fazer parte também? Clique aqui e saiba como participar.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Aceitar