Categorias:
Autocuidado
Data especial
Empreendedorismo Materno
Data: 22/12/2021
Você sabe o que é visagismo? Ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas da escolha do melhor corte de cabelo. O conceito se baseia na personalização da imagem pessoal, ou seja, é bem amplo.
“Infelizmente, muitos profissionais limitaram o visagismo a regras padronizadas e à estética, mas o conceito é amplo, individual e personalizado”, pondera Kênia Saturnino, maquiadora profissional, visagista e psicóloga.
Ela explica que o maior objetivo de um visagista é revelar as qualidades de alguém por meio da sua imagem pessoal, o que tem a ver não só com as características físicas, mas também com a personalidade e o comportamento da pessoa. “É um processo de redescoberta que envolve o encontro da imagem física com a interior”, acrescenta.
Como lembra a especialista, o rosto, a maquiagem, os acessórios, as cores, as expressões, as linhas, as formas, o cabelo; tudo comunica o tempo todo e provoca emoções na pessoa e em quem interage com ela.
Para ser um visagista competente, não basta gostar do assunto. É preciso estudo e prática. “As análises não podem ser superficiais ou limitadas ao formato do rosto. O profissional tem que conhecer profundamente os fundamentos da linguagem visual e os princípios da beleza e da harmonia”, reforça Kênia.
A recomendação, portanto, é buscar cursos em instituições sérias, como o Senac, e acompanhar as referências do mercado, entre elas o especialista Philip Hallawell e os maquiadores Henrique Melo e Silvana Machado.
Como usar o visagismo a nosso favor nas festas de fim de ano? Fizemos a pergunta para a Kênia e ela respondeu com um princípio básico que vale para todas as ocasiões.
No caso do fim de ano, analise onde você estará, com quem e o que pretende transmitir. Se o seu desejo é passar a imagem de glamour, poder e sensualidade, a dica é escolher peças com brilhos, decotes em V, ponto de cor na maquiagem (batom vermelho, por ex) e penteados altos, como coque ou rabo de cavalo.
Mas se quiser transmitir calma, conforto e leveza, prefira os penteados baixos, como os semi presos, as tranças ou o coque na nuca, além de cores claras, acessórios discretos e maquiagem em tons neutros ou nude.
E aí? Qual será a sua escolha? Conta pra gente nos comentários!
A nossa entrevistada é uma das integrantes do Compre de uma Mãe, negócio de impacto social que nasceu com a missão de fortalecer a representatividade das mães empreendedoras no mercado, garantindo mais qualidade de vida a elas e suas famílias. Clique aqui e saiba como atuamos.
Sobre a experiência de participar da nossa rede, Kênia comenta: “É fantástico. Precisamos sempre fortalecer e inspirar a cadeia: mulheres apoiam mulheres, mães apoiam mães”.
Vamos apoiar o trabalho da Kênia? Clique aqui para conhecer a mentoria Start Se e outros serviços que ela oferece.
Quer fazer parte do Compre de uma Mãe? Saiba aqui como participar.