Categorias:
Empreendedorismo Materno
Institucional
Data: 07/12/2021
Para muitas mães, o empreendedorismo materno é uma alternativa diante da escolha cruel entre cuidar dos filhos e continuar no mercado de trabalho.
Para outras, é questão de necessidade. Afinal, 48% das mulheres são demitidas até dois anos após a licença-maternidade, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas.
Mas seguir pelo caminho do empreendedorismo materno está longe de ser fácil, ainda mais na pandemia.
De acordo com uma pesquisa da ONU Mulheres, divulgada em 2021, 92% das mães empreendedoras do Brasil relataram que o tempo de cuidado com os filhos aumentou muito desde o início da pandemia. Para 85%, a rotina de cuidado com a casa também ficou maior. Em contrapartida, o tempo dedicado ao lazer e autocuidado diminuiu para 64% delas.
Nesse cenário tão desafiador surgiu o Compre de uma Mãe, uma iniciativa que começou no Instagram e agora ganhou casa própria! Vem conhecer!
É um negócio de impacto social que nasceu com a missão de fortalecer a representatividade das mães empreendedoras no mercado.
Incentivando o empreendedorismo materno através de três frentes:
1 – divulgação de produtos e serviços de mães empreendedoras;
2 – oferta de cursos e workshops de capacitação para que as mães empreendedoras alcancem seu potencial máximo como mulheres, mães e profissionais;
3 – conexão entre mães empreendedoras através de descontos exclusivos para que uma compre da outra, estimulando assim a economia solidária;
A iniciativa partiu de três mães: a Karen Louise, a Milena Magalhães e a Dalila Soares. Elas já se conheciam e faziam parte de uma rede de apoio materna nas redes sociais.
Quando a pandemia começou, em março de 2020, Karen decidiu usar o Instagram do grupo para compartilhar produtos e serviços de mães empreendedoras de Nova Lima, onde ela mora. Era uma maneira de ajudá-las a alavancar as vendas naquela fase tão difícil.
As divulgações continuaram ao longo de todo o ano até que a voz da intuição falou mais alto. Era dezembro, quase Natal e a pandemia estava longe de acabar. Enquanto fazia o filho Benício dormir, Karen teve uma ideia: centralizar todos os produtos e serviços num catálogo virtual. Milena e Dalila compraram a ideia e, juntas, criaram o Compre de uma Mãe.
O primeiro catálogo foi lançado no Natal de 2020. No ano seguinte, novos lançamentos: os catálogos do Dia da Mulher, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Com o aumento da adesão e da visibilidade, a cada edição, veio a ideia de criar um catálogo permanente e levar as divulgações para além das datas comemorativas. A novidade foi lançada em agosto de 2021 e, três meses depois, mais um passo: o lançamento do site Compre de uma Mãe.
As mães empreendedoras têm uma página exclusiva do seu negócio para divulgar aos clientes, além de acesso ao catálogo virtual para divulgação de seus produtos e serviços. E tem mais um monte de benefícios! Cliqueaqui para conhecer todos eles.
O site é um espaço para divulgação de produtos e serviços de micro e pequenas empreendedoras que são mães. Abaixo estão as categorias que temos cadastradas até o momento, mas há espaço para muitas outras! Qual é a sua? Cadastre-se aqui e vamos conversar!
Para fazer parte da nossa rede de mães empreendedoras, o primeiro passo é se cadastrar aquie aguardar o retorno por e-mail. O prazo de resposta é de até 72 horas.
Você paga R$ 19.97 por mês e aproveitatodos os benefícios da plataforma. Pagamento no cartão de crédito, PIX, boleto ou transferência bancária.
O Compre de uma Mãe é apoiado peloPrograma Parcerias Sustentáveis, da mineradora AngloGold Ashanti. Além de um aporte financeiro para investimento em tecnologia, marketing, contabilidade e consultoria jurídica, a Karen e a Milena, que estão à frente do negócio, receberam mentorias online de uma empresa especializada.
“O que antes era um projeto embrionário se transformou em um negócio, uma empresa dosetor 2.5. O Programa Parcerias Sustentáveis deu vida a essa empresa que hoje é o nosso projeto de vida! Agora podemos dar muito mais força e apoio para as mães empreendedoras, incentivando o empreendedorismo materno e fortalecendo a representatividade delas no mercado”, destaca Karen.
Milena, sócia-fundadora do Compre de uma Mãe, completa: “A cada mentoria o nosso projeto foi tomando forma e se tornando um verdadeiro negócio de impacto social. Graças aos diferentes pontos de vista apresentados pela equipe da Incubadoria e pelos outros mentorandos, tivemos vários insights para nos aproximar cada vez mais da realidade tão sonhada por nós. Estamos extremamente gratas por tanto aprendizado!”.
Encontre uma mãe empreendedora perto de você e confira todas as opções de produtos e serviços disponíveis. Acesse o nosso site aqui.